Segundo o último boletim epidemiológico da SESA, divulgado em 08/01/2020, foi confirmado a morte de um macaco bugio no nosso Município, por Febre Amarela, assim como ocorreu em Palmeira (01) caso, Porta Grossa (08), Castro (11), Piraí do Sul (02), Balsa Nova (01) e Teixeira Soares (02).
Este animal foi coletado às margens da PR 151 em Agua Comprida, porém já acorreram mortes de bugios e outros macacos em Taquaruçu (4), Coxilhão das Ameixeiras (realizado 01 coleta), Mato Queimado (7 animais), Vila Nova (01 animal), porém muitos não foram realizados coletas por já estarem em decomposição.
Estamos em alerta desde o mês de outubro, monitorando o comportamento dos animais e a presença de mosquitos transmissor da febre amarela e dengue. Cabe ressaltar que os macacos são considerados animais sentinelas, por viverem nas matas e adoecem de febre amarela antes que nós. “Não devemos, em hipótese nenhuma matar macacos” comenta o Secretário Municipal de Saúde Sr. Geraldo Chaves Alves.
Diante deste quadro, a Secretária Municipal de Saúde, estará realizando vacinação a partir do dia 10/01/2020 de casa em casa com a equipe de Enfermagem e ACS da comunidade, onde “todas as pessoas que não tem uma dose da vacina, ou não tem como comprovar, serão vacinadas”.
Esta vacinação será realizada em todas as comunidades, porém a população não vacinada poderá com sua carteira de vacinas, procurar a Unidade Central de Saúde, para aplicação da vacina, no horário das 8:00 hrs às 16:00 hrs de segunda a sexta feira.
A única forma de prevenção da doença é através do uso da vacina.